Nossa Pedagogia

O que nos movimenta é poder buscar inspiração em diversas referências para vivenciar uma prática pedagógica única que possibilite, através da livre expressão, as diversas experiências necessárias para a formação do sujeito na integralidade do ser.
Nossas bases e valores são fundamentados no olhar para a criança como um sujeito de direitos que deve ser respeitado e valorizado dentro das suas subjetividades e também, em uma perspectiva de mundo pautada no pensamento crítico e libertário.
Acreditamos em uma proposta de educação que dialoga e fortalece a relação criança e natureza e em uma prática pedagógica pluriversalizada, que busca integrar elementos e saberes multiculturais – sobretudo aqueles de matrizes afro-brasileiras e indígenas.
Assim, cultivamos uma história de constante aprendizado e profundo respeito com as ricas e diversas fontes de ensinamentos.
Nossos ciclos

Observando o corpo, o olhar, os gestos e as interações de crianças e educadores no chão da nossa escola, buscamos fortalecer a identidade dos nossos ciclos. De forma coletiva, decidimos batizar cada um deles com nomes de árvores brasileiras. Cada um pôde escolher, à sua maneira, como iria se reconhecer. Hoje, nos organizamos em ciclos etários, que são referenciados como: Aroeira, Mandacaru, Mulungu, Ipê do Cerrado e Sumaúma.

Planejamentos e intencionalidades pedagógicas

A partir das vivências no chão da nossa escola, desenvolvemos uma ferramenta de planejamento pedagógico própria que organiza e documenta as nossas práticas com as crianças, nomeado “Planejamento Árvore”. Nesse sentido, o olhar atento e a escuta ativa de nossos educadores identificam o pulsar de curiosidades e necessidades do ciclo para elaborar, junto às crianças, um tema eixo para as vivências em grupo. Buscamos sustentar as pesquisas trabalhando pontos importantes como memória, ancestralidade, expressões plásticas e artísticas, cultura popular, corporeidade, oralidade, musicalidade, linguagem escrita, literatura e a promoção da relação saudável com a natureza. As vivências pedagógicas se ramificam de forma livre e assumem caminhos próprios e únicos que levam a muitas possibilidades de aprendizados e produções coletivas e individuais.
Alimentação Saudável

Oferecemos uma proposta única de alimentação saudável. Ao contrário do que é comum pensar, a culinária vegana amplia as possibilidades de oferta de alimentos dos mais variados tipos. No MIIN, respeitamos a cultura alimentar de todos. A maioria das famílias da nossa comunidade escolar não é vegana e, ainda assim, optam por vivenciar uma experiência alimentar pautada na oferta de uma grande variedade de grãos, legumes, verduras e frutas frescas. Acreditamos que o contato na primeira infância com alimentos naturais potencializa o desenvolvimento de escolhas mais saudáveis ao longo da vida. Nosso cardápio é elaborado por uma nutricionista, que tem como missão montar um cardápio diverso e criativo que atenda a todas as necessidades de um desenvolvimento saudável.
