Festividades

Nossas festas buscam valorizar a cultura popular brasileira promovendo a conexão com as nossas raízes e costumes. Entendemos que as comemorações comerciais, assim como as apresentações ensaiadas de forma repetitivas não fazem sentido dentro da infância e acontecem para atender as expectativas apenas dos adultos. Dessa forma, no nosso espaço, buscamos o envolvimento das crianças e toda comunidade do MIIN na elaboração de cada detalhe desses momentos para que todos possam se sentir pertencentes em todos os processos do festejo.

Grupo de Trabalho (GT) Pluriversal

Desde os primeiros movimentos para construção do MIIN, a educação antirracista é pautada como fundamental. Vivenciamos momentos de estudos internos, curadorias para o material que seria disponibilizado para as crianças, políticas de descontos diferenciados para famílias negras e principalmente, demos voz aos pedagogos negros que, propositalmente, sempre estiveram em grande número na nossa escola. 

Como um dos caminhos a serem seguidos nessa constante luta para construção de uma escola antirracista,  iniciamos, no ano de 2019, o GT Pluriversal. Além dos encontros de estudo da equipe, passamos a convidar toda a comunidade escolar para o debate: como poderíamos tornar nossa escola mais plural e portanto, mais fidedigna a nossa sociedade?

Com a presença dos familiares que se disponibilizaram, nossa equipe e grandes nomes como Renato Noguera e Aza Njeri, demos início aos encontros de estudo e trabalho, traçando estratégias e compartilhando saberes que transformam a cada dia o chão da nossa escola.

Depoimentos Famílias

"Conhecemos o MIIN em 2017 e encontramos um lugar de acolhimento, principalmente no momento da adaptação, um lugar de respeito ao corpo da criança, ao ritmo, as diferenças, em todas as suas formas. Exemplifico esse respeito na condução do desfralde, da soneca, dos ensinamentos do cuidado com o próprio corpo e com o do outro. Também é um lugar de aprendizagem de pautas importantes, como o antirracismo e o resgate da ancestralidade, de forma lúdica e muito bonita. O MIIN é o espaço onde fizemos muitos amigos, incluindo os educadores. Somos felizes nesse chão de quintal há anos e agradeço por ter tido a oportunidade de ser uma família do MIIN"
Marina - Mãe da Heloisa (Sumaúma 2021) e Benício (Mulungu 2023)
"A Nina frequenta o MIIN, há 5 anos, e, ao longo desse período, posso afirmar que tem sido uma extensão do nosso lar, pois ela recebe, de todos os profissionais, o mesmo afeto, amor e acolhimento que são dados por mim. Neste ano de 2023, será o último período, o que já está sendo motivo de saudade e tristeza, por ter que interromper essa linda história construída, juntos com todos os seus Educadores, Fundadores e Equipe de apoio. Com todo amor e carinho"
Flávio - pai da Nina (Sumaúma 2023)
"Eu poderia ressaltar muitos motivos pelos quais o MIIN foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado para esse primeiro momento da Nina no universo escolar. Mas, para ser bem sincera com todas as famílias, eu acho necessário expôr o único ponto negativo do MIIN (e isso é uma unanimidade): o MIIN não vai até a faculdade. MIIN é mais que um modelo de educação infantil, é a materialização de uma escolha de vida coerente, parceira, responsável e focada nas necessidades do indivíduo, sem perder de vista a construção do/no coletivo. É a certeza de que é possível construir um mundo melhor."
Ana - Mãe da Nina (Sumaúma 2023)
"Desde a primeira visita ao miin eu já sabia que ali era um espaço enraizado no amor e no cuidado. Isso se percebe na dedicação aos espaços abertos da escola, de quem entende que a infância não pode ser confinada. E de lá para cá eu posso dizer que o miin é um dos poucos lugares no mundo com os quais eu gostaria que o mundo se parecesse. Ressalto que não é um espaço perfeito. É um espaço onde há embates e críticas, mas elas podem ser feitas diretamente. Elas cabem. Não espero de uma escola perfeição, mas movimento. Amo o miin porque consigo ficar em paz sabendo que minhas filhas estão lá, em comunidade, recebendo amor e cuidado. Amo o miin porque é um espaço verdadeiramente preocupado com um fazer antirracista, para além dos discursos e das mostras. Amo o miin porque é um espaço de educação com simplicidade. Lá o simples é mágico, o cotidiano é extraordinário. E tudo isso não são pedagogias cheias de efeitos especiais e pirotecnias. São as pessoas. Amo o miin principalmente pela capacidade de reunir pessoas especiais."
Renata mãe da Manu (Sumaúma 2022) e da Isabela (Aroeira 2023)

Depoimentos Equipe

“Como é importante ver um espaço de educação como o MIIN. Sem dúvidas sou uma profissional muito mais completa com todos os aprendizados compartilhados no chão dessa escola. A Gabriela criança se alegra todos os dias vendo a educação sendo feita de forma tão respeitosa e amorosa.”
Gabriela Trindade (Educadora Âncora)
“Estar no MIIN é uma escolha! E, no meu caso, essa escolha atravessa os motivos pedagógicos quando paro e vejo que o que move a educação é a esperança de que em um futuro, talvez não tão próximo, possamos estar em um mundo mais empático, acolhedor, entendendo e enxergando as potências e desafios de cada pessoa. Escolher a educação não é fácil no país em que vivemos, mas saber que essa escolha vai estar norteada por valores inesgotáveis, torna tudo mais prazeroso. Por isso escolhi o MIIN e fico muito feliz dele ter me escolhido também!”
Vitória Rosa (Educadora Âncora)
“É de extrema importância escolas que valorizam o brincar, infância, a formação continuada e o MIIN é essa escola: potente, brincante e acolhedora. Foi nesse quintal que me reconheci como uma educadora brincante e me construo e desconstruo diariamente como pedagoga junto às crianças e colegas de trabalho.”
Larissa Machado (Educadora Auxiliar)
Rolar para cima
×